Dados do Sindicato dos Servidores dos Correios informaram que a cada ano aumenta o número de assaltos nas agências. Em 2013 esse tipo de crime foi duas vezes maior que no ano anterior, totalizando 190 assaltos. Por conta disso, os trabalhadores do setor cobram mais investimentos em segurança nas agências.
O funcionário dos Correios Sérgio Soares contou que há dois anos a agência que trabalha foi alvo de assaltantes. “Ficar 10 a 15 minutos na mira de um revólver não é bom, pensei logo que ia morrer”, relata.
Segundo dados do Sindicato, dos 190 assaltos, 30 foram do tipo arrombamento. Com o grande número de crimes, sete das 199 agências dos Correios no estado já suspenderam as atividades.
Para o secretário do Sindicato dos Correios, Edvar Soares, há falhas na segurança das agências. “Nos Correios temos apenas a segurança armada, mas ainda faltam as portas giratórias, câmeras e um sistema de segurança que possam coibir novos roubos”, disse Edvar.
A Superintendência dos Correios no Piauí informou que vai investir mais de R$ 8 milhões em equipamentos de segurança para as agências do estado e também anunciou uma parceria com a Polícia Federal para a prevenção de assaltos.
“Além da ação policial, teremos aquisição de um kit básico de segurança, com compra de sistema de captação de imagens, alarmes e vigilantes armados”, informou a diretora dos Correios, Joana Darc Nery.