Publicada em 05 de Setembro de 2013 �s 17h57
A Secretaria do Turismo do Piauí está participando da 41ª Feira das Américas (Abav), que começou, nesta quarta-feira (4), e termina no domingo (8). O evento acontece no Anhembi, em São Paulo e reúne o trade, órgãos ligados ao turismo e Secretarias de Turismo de todo o Brasil.
Segundo o secretário do Turismo do Piauí, José Icemar Lavô Néri (Nerinho), a estratégia da Setur no evento é manter contato direto com a imprensa e com as operadoras que mostram interesse pelo Nordeste , o que gera uma mídia espontânea do Estado. “Estamos atendendo aos agentes de viagem no estande do Piauí, mas, já agendamos visitas em operadoras como a Nascimento Turismo que tem o perfil que procuramos. Quanto à mídia, estamos mantendo contato com a imprensa especializada como Panrotas, Mercado e eventos, Travel News, Revista Viagem e outras”, disse o secretário.
Nerinho disse ainda que, segundo a Associação Brasileira das Agência de Viagens, o setor de turismo vai crescer 7,3% neste ano, e o Piauí tem que focar na profissionalização do turismo do Piauí para que o setor também cresça. “Estamos apostando no crescimento do turismo também no Piauí, por isso o Governo do Piauí está investindo em obras de infraestrutura, como a conclusão do aeroporto de São Raimundo Nonato, construção de uma praça de eventos e quiosques em Coronel José Dias, obras em Cajueiro da Praia e Pedro II”, disse.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, visitou os estandes da Abav e disse que o desempenho, aquém do esperado da atividade econômica entre 2012 e o primeiro trimestre de 2013, ficou para trás, o que vai estimular a expansão do turismo neste segundo semestre.
A agente de viagem, Andréia Bussab, foi atendida no estande do Piauí e disse que ficou encantada com estado. “O material apresentado pelo Piauí é muito bom, eu posso dizer que é um dos mais bonitos da feira”, afirma.
A turismóloga Maria da Cruz Silva explica que os agentes de viagem que se apresentam no estande são atendidos por técnicos da Setur e levam o kit com informações turísticas. “Estamos com uma equipe de três turismólogos, dois da Setur e um da prefeitura de Teresina. Conversamos com os agentes, procuramos saber o interesse deles e assim, fornecemos o material específico. Eles ficam com o contato da Secretaria e nós com o deles para que o trabalho continue sendo feito posterior a feira”, explica.
Sobre a Abav Este ano são 2.700 expositores espalhados por mais de 50 mil metros quadrados. Pela primeira vez a feira será aberta ao público (7 e 8 de setembro). Entre os espaços da feira, destaque para a Vila de Saber, onde ocorrerão 200 palestras, seminários e cursos em 12 salas.