Publicada em 30 de Maio de 2016 �s 11h56
Os alunos do curso de Construção Civil do Programa Setre nos Municípios que foi realizado na Santa Maria da Codipi estão aptos para ingressarem no mercado de trabalho. Para comemorar a conquista, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) realizou a qualificação desses profissionais, no sábado (28), na Estação Digital da Santa Maria da Codipi, em Teresina.
O projeto, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Setre, já qualificou mais de duas mil pessoas em todo o Piauí. As atividades do programa são realizadas em caminhões móveis que contam com uma tecnologia de ponta e toda a estrutura necessária para as atividades práticas e teóricas e sediam as aulas no circuito pelas cidades.
Além do curso de construção civil, o Setre nos Municípios também oferece cursos de embelezamento e corte e costura. O programa foca na inserção no mercado de trabalho e na ressocialização dos trabalhadores que estão fora do convívio social ou desempregados e é ofertado nas comunidades carentes.
Para o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, o programa oportuniza um crescimento local da comunidade e uma formação novos profissionais. “Em menos de um mês, nós formamos trabalhadores e mudamos realidades. Esse é o objetivo maior do projeto, qualificar esses profissionais para mudar a vida deles e de toda a comunidade em que residem. Por esse motivo, o programa costuma ser muito procurado pelos gestores das cidades e nós estamos de portas abertas para recebê-los”, concluiu o secretário.
No curso de Construção Civil, os alunos receberam instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos. Após as aulas teóricas, os estudantes colocaram em prática tudo que aprenderam nas próprias residências da comunidade, onde eles erguem paredes, cômodos e até constroem casas, beneficiando também a população local. Paralelo ao curso, a Setre oferece todos os seus serviços, como a oferta de microcrédito, ações do Sine e a abertura de empresas.