Publicada em 13 de Julho de 2015 �s 12h33
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), certificou, no domingo (12), 96 pessoas no bairro Santa Maria da Codipi. Os moradores da região participaram dos cursos de embelezamento e corte e costura do Qualifica Piauí, programa que leva qualificação profissional aos piauienses em caminhões itinerantes de última tecnologia.
A solenidade de certificação foi realizada na Estação Piauí Digital Maria do Amparo Alencar. A unidade móvel do programa permaneceu em frente a Estação Digital durante um mês, sediando as aulas teóricas e práticas. A noite contou com entrega de kits feitos pelos alunos do curso de Corte e Costura e desfile dos participantes de ambos os cursos, no qual puderam mostrar o que foi aprendido em sala de aula.
Na ocasião, o diretor de Empreendedorismo da Setre, Láercio Maia, que representou o secretário Gessivaldo Isaías, parabenizou os concludentes dos cursos e se comprometeu a ofertar mais ações e projetos. “Tenho certeza que todos se esforçaram e merecem os certificados. Estaremos sempre acompanhando e fazendo o que estiver ao nosso alcance para trazer melhorias para essa região, tanto como para a população. Apenas persistam e nunca desistam”, atentou.
Segundo o presidente do Centro Social da Juventude Independente da Santa Maria da Codipi (Jismac), Francisco Pereira, a Setre tem ofertado muitas oportunidades aos moradores, principalmente no que diz respeito ao ingresso no mercado de trabalho. “Aqui, quase 300 pessoas já foram qualificadas pelo Governo. Que todos esses certificados não fiquem apenas nas paredes das casas, mas que deem continuidade ao aprendizado iniciado e se tornem profissionais de sucesso”, ressaltou.
Além da entrega dos documentos de conclusão dos cursos que tornam os cidadãos aptos a exercer a atividade, alguns alunos receberam ainda os certificados de formalização do negócio próprio. Durante a execução do programa no bairro, aqueles que já possuem um empreendimento puderam, através da Agência de Empreendedorismo (AgE), legalizar e torna-se um Microempreendedor Individual (MEI), passando a ter benefícios e a garantia de todos os direitos trabalhistas.