Publicada em 12 de Junho de 2016 �s 08h20
A Unidade de Alimentação e Nutrição (UNA) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) tem recebido centenas de registros positivos junto à Ouvidoria da instituição. Esse é um dos reflexos de uma série de mudanças e adequações que vêm sendo realizadas, tanto na parte física, quanto na equipe de pessoal do setor. Uma ampla reforma concluída recentemente proporcionou a melhoria da alimentação, que agora é preparada em ambiente seguindo os melhores padrões de higiene e segurança dos profissionais.
Além da reforma na estrutura do setor, que incluiu a mudança do piso por um antiderrapante, pintura de revestimento nas paredes e a climatização, para composição da cozinha, foram adquiridos câmara frigorífica, novos fogões industriais, caldeirões, dentre outros. Tudo seguindo rigorosos padrões de qualidade e exigências da Vigilância Sanitária.
“Essa reforma já havia sendo solicitada por nós e se tornou realidade nessa gestão. Fizemos adequações seguindo as orientações da Vigilância Sanitária e já estamos vendo o retorno das mudanças”, comemora a supervisora de Nutrição, Valéria Silva. Ela ressalta que o cardápio oferecido é variado e unificado, e que atende a todas as necessidades nutricionais, tanto dos funcionários e acompanhantes, quanto das pacientes, havendo restrição apenas em casos de dieta orientada pelos médicos.
São 2500 refeições oferecidas, diariamente, distribuídas em seis momentos diferentes (café, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia) para parturientes, acompanhantes e colaboradores da casa.
Treinamentos
O setor trabalha com cerca de 30 colaboradores e esses profissionais estão passando por um processo de qualificação com o apoio de vários setores da maternidade e da Supervisão da Superintendência de Assistência à Saúde (Supas), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
De acordo com a supervisora de Nutrição da maternidade, nos dias 13 e 14 de junho, haverá a entrega de novos fardamentos e EPIs ( Equipamentos de Proteção Individual), que será feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que atua na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
Os colaboradores passarão ainda por um treinamento de procedimentos operacionais de saúde a ser coordenado por profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), e assim aprenderem as boas práticas de manipulação higienização dos alimentos. “Aprendendo como higienizar as mãos de maneira correta e manipular os alimentos mais adequadamente, também influencia na redução de infecções”, explicou Valéria Silva.
Além de todo esse trabalho, a equipe de Nutrição ainda está sendo qualificada por meio de treinamentos administrados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEEP) da MDER. Todo esse esforço se dá em regime de cooperação entre os setores e visa melhorar e manter a qualidade nos serviços oferecidos.