Como parte do calendário de ações do Setembro Amarelo, mês destinado à conscientização e prevenção ao suicídio, a Escola do SESI de Picos participou, nesta sexta-feira, dia 21, de uma caminhada para a valorização da vida promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do município. A concentração aconteceu em frente ao Fórum, às 07h: 30 e seguiu até à praça Félix Pacheco.
O SESI Picos desenvolve o projeto “Todos Pela Vida” promovendo palestras de conscientização sobre o tema. “Nossa intenção, além da conscientização acerca da prevenção do suicídio, é desmitificar os preconceitos que tem referente ao tema”, diz a coordenadora da Escola, Wilma Catão.
No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. 90% dos casos poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.
Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI