Publicada em 14 de Novembro de 2013 �s 13h08
Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, na manhã desta quinta-feira (14), uma atividade na Praça da Bandeira, Centro de Teresina, onde foram feitos 1.300 testes de glicemia para verificação rápida de diabetes.
De acordo com a coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Gisela Brito, em caso de resultados positivos, a pessoa recebe o aconselhamento e é encaminhada aos postos de saúde para início do tratamento. “Fazemos o teste rápido tanto para glicemia quanto para o nível de nicotina no organismo, para os fumantes. Em caso de positivo, passamos as recomendações e encaminhamos para tratamento”, disse.
A dona de casa Ira Oliveira disse que ficou sabendo da atividade pela televisão e logo se encaminhou à praça. “Eu tenho muito medo de me tornar diabética, então, todos os anos realizo o teste. Esse ano fiquei sabendo enquanto tomava café e corri para a praça para poder verificar minhas taxas”, contou Ira Oliveira, de 65 anos de idade.
Além da Sesapi, a Associação de Diabéticos do Piauí (Adip), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Uninovafapi, a Escola São Camilo e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia também participaram da ação, que ofereceu, também, aferição de pressão arterial, verificação de nicotina no organismo, exame do pé diabético e avaliação antropométrica, que avalia o peso, altura e circunferência do abdômen, para, em caso de peso irregular, ser encaminhado ao nutricionista e receber as recomendações para uma alimentação saudável e regular.