Publicada em 11 de Novembro de 2013 �s 14h35
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. Destas, cerca de 102,216 mil estão no Piauí (Vigitel/2011). Os dados reforçam a importância de gestores, profissionais, diabéticos e familiares intensificarem medidas de prevenção e controle da doença de forma permanente.
Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realiza uma ação na Praça da Bandeira, no dia 14, das 8h às 12h. Serão prestados serviços de aferição da Pressão Arterial, exame de glicemia capilar, avaliação antropométrica, orientação nutricional, exame dos pés, atividade física, dentre outros. O evento é em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo/PI, Sociedade Brasileira de Cardiologia/PI, Itacor, Universidade Federal do Piauí (curso nutrição), Universidade Estadual do Piauí (curso de Medicina), Escola São Camilo e coordenação da Criança e do Adolescente/Supervisão de Alimentação e Nutrição.
A coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, Gisela Brito, orienta que todos os municípios do Estado façam atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. O foco central em 2013 continua o do ano anterior: “Diabetes: Proteja Nosso Futuro”.
“Sugerimos rodas de conversa com diabéticos e familiares para manejo e troca de experiências, caminhada, mutirão, monitoramento do perfil alimentar e nutricional do diabético, com a respectiva orientação, oficina sobre autocuidado, e palestras. É de suma importância que os diabéticos recebam orientação para o manejo adequado da doença, visando prevenir as complicações, invalidez e morte precoce: o autocuidado”, afirma Gisela Brito.
Mais de 300 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Os dados são fornecidos anualmente pela Federação internacional de Diabetes (IDF sigla em inglês). Como órgão de gestão, a Sesapi oferecerá suporte a todos os municípios que realizarem as atividades no dia 14. A nota técnica com informações detalhadas encontra-se no final da página virtual da Secretaria.