Publicada em 07 de Abril de 2016 �s 11h50
Em ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde realiza atividades de sensibilização para o combate ao Aedes aegypit, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação foi realizada no pátio da secretaria e contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José de Arimateia Dantas Lopes; do diretor do campus central do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Ezequias Esteves; e a coordenadora-geral do Pronatec/PI, Adriana Moura.
De acordo com a gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão, o Ministério da Saúde adotou como tema o enfrentamento ao mosquito e as consequências "pelo aumento exponencial dos casos da doença e seus agravos. E ainda a aparente relação entre o zika vírus e o aumento dos casos de microcefalia".
"Nossa proposta leva em conta que, no Dia Mundial da Saúde, a ênfase seja na educação em saúde ambiental e a mobilização de diferentes segmentos da sociedade para contribuir com a promoção de um ambiente saudável e com a divulgação e adoção de comportamentos sustentáveis", destaca Dília Falcão, acescentando que a ideia é integrar a importância dos cuidados essenciais em saúde e meio ambiente e as ações de controle e combate ao Aedes juntando saúde e educação.
Arimateia Dantas reforçou a importância de todos no combate ao mosquito da dengue. “Deve ser uma mobilização de todos, das instituições, em todos os lugares. É a união de todos”, afirmou o reitor da Ufpi.
Alunos do Ifpi, Pronatec, Premen Sul e Norte (Teresina) e ainda crianças do Pelotão Mirim também estão mobilizados e por onde andam, sensibilizam e distribuem panfletos sobre como combate ao Aedes. A ação contou com palestras e apresentações culturais, com o Teatro de Agente Comunitário de Saúde e a Banda da Polícia Militar. O laboratório móvel da 4ª Regional da Saúde apresentou o ciclo de vida do mosquito e como combatê-lo.