Publicada em 19 de Abril de 2013 �s 13h51
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou, na manhã desta sexta-feira (19), da aula inaugural do curso de especialização e aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O curso é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Ministério da Saúde.
A aula inaugural aconteceu no auditório do Centro de Educação Premem Sul, localizado na zona Sul de Teresina. Além da equipe do Ministério da Saúde e da UFRN, participaram da abertura o superintende de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, que, na oportunidade, representava o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, o diretor da Unidade de Gestão de Pessoas da Sesapi, José Richardson, e a gerente Estadual de Qualificação, Conceição Santos.
Durante a abertura, o superintendente Pedro Leopoldino reforçou a importância dos cursos de qualificação para profissionais de saúde e destacou as parcerias que o Estado faz para a realização dessas capacitações. “Saúde não se faz com prédios bonitos, saúde se faz é com gente, e gente qualificada. Construir o SUS cada vez mais forte e valorizado é o nosso compromisso enquanto gestor para com a sociedade”, declara.
Os cursos que a Sesapi oferecerá ao longo de 2013 serão de especialização em Gestão e Saúde, uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e de atualização, com o Hospital Sírio Libanês, além da instalação da Fiocruz no Estado.
A especialização implantada nessa manhã é uma realização do Ministério da Saúde, que, nesse primeiro momento, contempla apenas o Nordeste. O Piauí é o quarto estado a receber a equipe do Ministério e a UFRN. “Vamos estimular a pesquisa e aprimoramento do SUS e qualificar os gestores que se inscreveram”, comenta a coordenadora do curso, Janete Lima.
O Estado inscreveu quase 50 profissionais, que, a partir de segunda-feira (22), estarão aptos para participarem da capacitação na modalidade a distancia.