Publicada em 05 de Dezembro de 2013 �s 11h39
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem cumprido seu papel em orientar os municípios em vários aspectos, o atendimento na Atenção Básica é um deles. Baseada nestas orientações, a Comissão Intergestora Regional (CIR) do Território Chapada das Mangabeiras realizou reunião para discutir novas portarias do Ministério da Saúde direcionadas e orientar os secretários municipais de Saúde com relação aos aspectos legais e administrativos. O evento foi realizado em Cristino Castro.
Vinte e dois municípios participaram da reunião. Cada secretário de Saúde expôs os desafios e as metas para a melhoria dos serviços na área da atenção básica. A secretária municipal de Saúde de Cristino Castro ressaltou que, apesar de ter sido um ano difícil por conta de poucos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Sesapi se mostrou à disposição dos municípios para orientação.
“A Secretaria Estadual se mostrou sempre disponível para orientar os municípios em todos os aspectos. É também interessante que os secretários municipais de Saúde levem suas necessidades. São encontros como estes, da reunião da CIR, que as cidades podem rever onde melhorou e quase os serviços precisam de mais apoio”, disse.
Na oportunidade, os conselheiros discutiram também assuntos relacionados ao cofinanciamento de recursos e como as secretarias municipais, através deste recurso podem adquirir medicamentos, materiais de trabalho, equipamentos entre outros.