Publicada em 03 de Dezembro de 2013 �s 15h33
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Diretora de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf), realiza nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), no auditório do Ministério da Saúde no Piauí, em Teresina, localizado na Rua Treze de Maio, uma capacitação para 17 cidades do estado que vão começar a operar o Sistema Hórus. Trata-se de um sistema via internet cujo objetivo é a qualificação da gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas da Saúde, promovendo melhoria do atendimento nos serviços e da qualidade de vida dos usuários.
A partir da utilização do Hórus, os estados e municípios poderão conhecer o perfil de acesso e utilização dos medicamentos pelos usuários dos serviços de saúde, contribuir para a formação de um sistema nacional de informações em Assistência Farmacêutica no SUS, qualificar a atenção à saúde da população assistida pelo SUS; contribuir para a ampliação do acesso e da promoção do uso racional de medicamentos e aperfeiçoar os mecanismos de controle e aplicação dos recursos financeiros.
“Os 17 municípios foram previamente selecionados e participam do Programa Qualifar. Eles recebem receberam recursos para adquirir uma sala, mobiliário, internet e agora vão passar pela capacitação para implantar o Hórus”, afirma Natalia Aires, diretora da Duaf.
O sistema proporciona ainda controle mais eficiente dos recursos financeiros investidos nos processos de aquisição e distribuição dos medicamentos; melhor controle de estoque com redução das perdas e das interrupções no fornecimento dos medicamentos nos serviços; geração de dados para o desenvolvimento de indicadores de assistência farmacêutica para auxiliar no planejamento, avaliação e monitoramento das ações nessa área;
Para a capacitação estará em Teresina a apoiadora do Ministério da Saúde, Karolina Marçal. Participam da capacitação as cidades de Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Caracol, Cristalândia do Piauí, Currais, Guaribas, Júlio Borges, Jurema, Manoel Emídio, Pau D'Arco do Piauí, Redenção do Gurguéia, Bom Jesus, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Julião e Simplício Mendes
Na sexta-feira (6), será a vez do sistema ser apresentado aos hospitais do estado, tanto no interior como em Teresina. Participam farmacêuticos dos hospitais regionais e estaduais e pertencentes à Sesapi na capital como HPM, HGV, Areolino de Abreu, Hospital do Mocambinho, Hilp, Natan Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, dentre outros.