Publicada em 13 de Março de 2014 �s 15h48
A Secretaria de Estado do Piauí (Sesapi) designou quatro novos servidores para o setor de atendimento da Farmácia de Medicamentos Excepcionais, localizada na Rua 24 de Janeiro, e já solicitou ao governador Wilson Martins a liberação de mais cinco profissionais para otimizar o atendimento aos pacientes que recebem medicamentos no local. A Farmácia oferece gratuitamente 136 itens usados para o tratamento de 110 patologias. São 14 mil pacientes atendidos atualmente. Em 2011, eram 10 mil.
“Sabemos da importância daquela farmácia para muita gente, por isso estamos tomando todas as providências para resolver os problemas que lá surgiram. Já designamos mais servidores para atender as pessoas, mas atender bem”, disse o secretário da Saúde, Ernani Maia, ressaltando que a Sesapi, recentemente nomeou mais cinco farmacêuticos para o local. Todos aprovados no último concurso realizado em 2012.
De acordo com o secretário, a Sesapi está enfrentando dificuldades para comprar os itens que estão em falta. Dos 14 pendentes, a Secretaria conseguiu adquirir, através de dispensa de licitação, oito itens. “É um problema enfrentado por todos os Estados. As empresas não comparecem às licitações. Dos 14 medicamentos, conseguimos realizar licitação para 8. Para os outros, nenhum laboratório apareceu. Estamos vendo como resolver isso o mais rápido possível”, explica o secretário.
Em recente licitação na Secretaria da Administração (Sead), através da Diretoria de Licitações e Contratos Administrativos (DLCA), via pregão eletrônico, 30 itens foram desertos, o que dificulta a aquisição. “Em 2013, o Estado de Pernambuco realizou processo licitatório para adquirir 1.200 itens, sendo que 720 foram desertos. É um problema geral no país, que forçou uma reunião em Recife com todos os secretários de Saúde e representantes do Ministério Público”, destaca Ernani Maia.
Diabéticos
A partir de abril, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais começa a dispensar medicamentos para diabéticos de 2ª linha. Para isso, foi feito um acordo com a Prefeitura de Teresina, que era a responsável por atender essa demanda. “Até o dia 31 de março, os medicamentos continuam sendo dispensados pela prefeitura, no Lineu Araujo. Enquanto isso, estamos estruturando uma sala na farmácia para receber esses pacientes a partir de abril. Caso, o local não esteja pronto até lá, a Sesapi vai comprar os medicamentos e a dispensa continuará pela prefeitura até termos condições de atender”, esclarece o gestor.
Aproximadamente mil pacientes com diabetes serão atendidos pelo estado a partir de abril. Os medicamentos de 1ª linha continuarão sendo dispensados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).