Publicada em 17 de Maio de 2012 �s 15h50
Os servidores do Estado terão maior agilidade no processo de aposentadoria. O Governo Estado criou o Programa de Melhoria de Qualidade dos Dados dos Servidores Público do Estado, relativo a todos os poderes, que irá garantir maior eficiência no arquivamento de dados. A criação do programa visa cumprir as diretrizes do Plano de Trabalho que estabelece compromissos da administração do regimento próprio de Previdência do Servidor Público.
O programa irá integrar o sistema e bases de dados dos servidores públicos, onde haverá uma melhoria da qualidade dos dados objetivando a efetivação de avaliação atuarial consistente e a garantia na agilidade da concessão de aposentadoria e pensão. Os dados irão ser incluídos de forma progressiva no sistema, que abrangerá dados cadastrais, previdenciários, funcionais e financeiros.
Será criado grupo de trabalho que ficará responsável pela atualização, depuração e adequação dos dados cadastrais. Com o sistema será cruzado os dados das bases entre os demais entes federativos e daquelas administradas pelo Ministério da Previdência Social viabilizando a identificação de óbitos, vínculos e de benefícios recebidos, bem como do levantamento de todas as remunerações visando à observância dos limites remuneratórios previsto na legislação.
O grupo será coordenado, conjuntamente, pela Secretária de Fazenda, de Administração, de Planejamento e pelo diretor-geral do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP), e ainda por membros do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual.