Publicada em 31 de Janeiro de 2013 �s 13h08
“A valorização da Cepro passa diretamente por essa aproximação direta com a Secretaria de Planejamento e o governador do Estado”, explicou o presidente interino da Fundação Cepro e secretário do Planejamento, Cezar Fortes. A declaração deu-se em reunião com funcionários da Fundação e da secretaria, na última quarta-feira (30), com o objetivo de explicar como serão dados os primeiros passos na parceria entre os dois órgãos do Estado.
Segundo o secretário, essa parceria se dará diretamente através de trabalhos em conjunto realizados por funcionários dos dois setores em projetos como o Sistema de Monitoramento do Estado (Simo), onde a Fundação Cepro fará o processo de acompanhamento de pastas do Governo, segunda etapa do processo geral.
Outro projeto em conjunto (Cepro-Seplan) será o Mapa Cartográfico do Piauí, trabalho ainda em discussão que será coordenado pelo servidor da Cepro, Elias Alves Barbosa, e terá parceria também com o IBGE e a Comissão de Litígios Territoriais do Estado.
Terceiro ponto discutidos entre o secretario do Planejamento e os servidores da Fundação Cepro foi a revitalização da Biblioteca Pádua Ramos. “Temos que ter um olhar mais voltado para a biblioteca, local de estudo, de pesquisa, onde se encontram praticamente todas as publicações realizadas dentro do Estado do Piauí, pelos Governos e por terceiros”, descreveu Cezar Fortes.
A bibliotecária da Fundação Cepro, Lucia Gurjão, citou a importância desse novo olhar ante às pesquisas do Estado e, principalmente, aos arquivos publicados existentes na biblioteca. “Um novo ambiente de trabalho, melhores adaptações naquele espaço para o servidor, para a pesquisa em si e para aquele que vai até lá em busca de informações é de fundamental importância para o Estado e para a Sociedade essa, a maior beneficiada”, disse.
Conjuntura Econômica
Cezar Fortes citou ainda a importância da atualização da pesquisa em si e da metodologia utilizada nos elementos que compõem o Boletim Analítico Conjuntura Econômica, realizado pela Fundação de forma trimestral, semestral e anual. O boletim estuda dez segmentos econômicos do Estado apresentando seus dados quantitativos e qualitativos ante à sociedade piauiense.