Na manhã desta quinta-feira (04) os funcionários do Amor de Tia, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), estiveram reunidos para uma capacitação. O serviço atende integralmente mulheres em situação de vulnerabilidade e suas crianças na faixa etária de 01 ano a 02 anos e 09 meses, com o objetivo de colocar a mulher e seu filho (a) como protagonistas da sua vida.
“O principal objetivo deste encontro é proporcionar um momento de compartilhamento de experiências na condução das atividades diárias entre os serviços”, disse técnica de referência da SMPM e psicóloga Nathalie Ciarlini.
Participaram do encontro o Amor de Tia da região Norte, Sudeste e Rural Sul. O tema escolhido para o primeiro encontro foi às atividades desenvolvidas com as crianças, como contação de histórias e as oficinas voltadas para o desenvolvimento psicossocial das mesmas.
“É muito importante saber como devemos contar uma história para criança, de como adaptar, o tema que vamos abordar, tendo todo o cuidado para respeitar a individualidade dela. Porque alguns temas são importantes, como a própria equidade de gênero”, afirmou Aline Heira, coordenadora do Amor de Tia Norte.
Nathalie Ciarlini explica que a contação de história é fundamental para o desenvolvimento da criança, porque a partir da dessa atividade lúdica, ela se identifica e pode expressar fatos do seu dia a dia, além de trabalharmos o imaginário e o hábito da leitura.
Essa atividade é uma novidade na gestão da secretária da SMPM Karla Berger e do prefeito de Teresina Dr. Pessoa, que juntos tiveram a preocupação de capacitar os servidores. Ao final do encontro foi definido o tema da próxima atividade, que irá ser voltado totalmente para mulheres atendidas no serviço Amor de Tia.
“Para a nossa equipe esse momento é muito importante, pois possibilita troca da nossa vivência e principalmente aprendizado”, conclui Laise Leal coordenadora do Amor de Tia Rural Sul.