Nos primeiros 60 dias de funcionamento do ponto eletrônico interligado à folha de pagamento, a Secretaria de Estado de Administração e Previdência (SeadPrev) registrou ausência de mais de cinco mil servidores lotados em repartições públicas estaduais em Teresina. Destes, 3.500 mil tinham acima de cinco faltas somente no mês de agosto e já foram notificados, através de cartas entregues em suas residências pelos Correios, para justificar as faltas por meio de documentação comprobatória a partir de próximo mês, no órgão.
“Todos os faltosos da capital devem comparecer ao auditório da SeadPrev para conversar com a equipe que estará atendendo das 7h30 às 13h30, no período de 3 a 11.”, explicou o secretário da SeadPrev, Franzé Silva.
Pelo cronograma elaborado pela Secretaria de Administração e Previdência, os faltosos vão ser atendidos por ordem alfabética. Nos próximos dias 3 e 4 vão ser as iniciais A, B, C, D e E. Nos dias 5 e 6 estão incluídos F, G, H, I, J, K e L. De 7 a 10, as letras M, N, O, P e Q. E no dia 11, as demais letras: R, S, T, U, V, W, Y e Z.
Franzé Silva disse que não será feito o desconto imediato do contracheque dos servidores faltosos. "Inicialmente, vamos averiguar se houve falha no sistema, problema de comunicação ou se alguns servidores deixaram mesmo de bater o ponto eletrônico conforme entrou em vigor o Decreto nº 16.688, de 27 de julho de 2016, que instituiu o Sistema de Controle de Ponto Eletrônico", explicou.
No entanto, o secretário da SeadPrev alertou que a partir da próxima folha de pagamento, as faltas vão ser descontadas em sua integralidade caso o servidor não cumpra com sua obrigação de confirmar a presença na entrada e na saída do trabalho. "E, se precisar se ausentar, deve apresentar atestado médico ou outro documento que justifique a falta no órgão onde está lotado", alertou Franzé Silva, durante reunião nesta segunda-feira (26), com diretores de Departamento de Gestão de Pessoas de várias secretarias da capital.
A Secretaria de Estado de Administração e Previdência disponibiliza de alguns canais de comunicação sobre o ponto eletrônico para atender à demanda. Os telefones são (86) 3218-4669, 3215-7747 e 98848-5976. E-mail: pontocon@sead.pi.gov.br, além dos sites www.srh.pi.gov.br/scp e www.pontoeletronico.pi.gov.
"Já a implantação do sistema do ponto eletrônico interligado à folha de pagamento no interior está prevista para iniciar no mês que vem", ressaltou o secretário.