Publicada em 14 de Agosto de 2012 �s 14h12
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) terão aumento de 40% até 2015, de acordo com proposta aceita pela Comissão de Negociação da categoria durante reunião com o governador Wilson Martins, nesta terça-feira (14), no Palácio de Karnak. A proposta será formalizada através do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) a ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí.
O aumento será escalonado: 5% em agosto (dentro do índice geral de aumento salarial dos servidores públicos estaduais); 2,5% em dezembro de 2012; 10% em dezembro de 2013; 10% em dezembro de 2014; e 12,5% em dezembro de 2015.
A Uespi possui aproximadamente 450 técnico-administrativos. “Convocamos 202 servidores, estamos implantando o PCCS e oferecendo um aumento dentro das nossas condições de pagamento”, enumerou o governador Wilson Martins.
O PCCS dos servidores técnicos da Uespi prevê a redução do período de promoção entre a classe inicial e a última de 48 anos para 30 anos. “Além disso, como forma de valorizar a Uespi, os servidores técnicos que exercem funções existentes em outros órgãos, como contínuos e digitadores, terão uma gratificação por atuarem na Universidade”, acrescentou o governador Wilson Martins.
Em nome da Comissão de Negociação do Sindicato dos Trabalhadores da Uespi (Sintuespi), a servidora Eliana Machado informou a aceitação da proposta. “Esse é um momento histórico para nós. Entendemos que essa é a proposta possível e esse plano já é um grande avanço. Chegamos aqui sem nada”, afirmou.
O PCCS passará por adequações em função da negociação e será encaminhado pela Secretaria Estadual de Administração à Assessoria Jurídica do Palácio de Karnak e depois seguirá para a Alepi.
Avanços
“Esse é melhor momento da Uespi. Tenho recursos para investimentos e melhoria da condição salarial dos servidores, apesar de uma série de amarras que temos nessa área de pessoal por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal”, comentou o governador Wilson Martins, ressaltando algumas das obras já em andamento na instituição, como a ampliação do Campus Clóvis Moura, em Teresina, do campus de São Raimundo Nonato, a construção do novo campus de Picos e reforma dos sistemas hidráulico e elétrico de diversos campi.
“Nós avançamos em relação ao orçamento da Uespi e não apenas no papel. Vamos fechar o ano com investimentos superiores à proposta orçamentária, que já trazia aumento em R$ 79 milhões em relação a 2011”, acrescentou Wilson Martins.