Publicada em 06 de Junho de 2016 �s 17h27
A partir de julho o servidor público vai poder solicitar a senha de seu contracheque, recuperá-la ou alterá-la pela internet, sem, contudo, precisar se deslocar ao seu órgão de origem ou à ATI para realizar esse processo. O novo serviço ofertado pelo Governo do Piauí, através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), beneficiará diretamente o servidor, ao passo que este terá seu tempo otimizado com o processo de solicitação de senha online.
“Essa iniciativa vai facilitar a vida de todos os servidores, principalmente aqueles do interior do Estado que sempre que precisam recuperar sua senha, têm de se deslocar ao setor pessoal do órgão onde trabalham e ali fazer a solicitação ou então comparecer à ATI no Centro Administrativo, o que demanda tempo, gastos e deslocamento. Com esse novo serviço, isso tudo será evitado”, confirma o coordenador de Sistemas da Informação da ATI, James Cleyton.
Com o sistema a ser implantado o Estado também ganha em celeridade. “Temos aqui a tecnologia sendo utilizada para gerar economia para a atual gestão do governo, pois um processo para aquisição de senha tem aproximadamente sete folhas de papel e demora ‘x’ dias tramitando entre os órgãos para que o servidor receba isso pronto. A economia será com o uso de papel, toner, em mão de obra, em máquina para imprimir, já que em julho todo esse processo que é manual, acontecerá de forma eletrônica e quase imediata”, explica Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI.
Segundo registros da ATI referentes a emissão de senha durante os últimos três meses, vê-se que em março foram emitidas 3.324 aos órgãos do governo. Em abril, a demanda foi menor, alcançou 232 emissões e em maio 1.046. Com base apenas nos dados deste último mês, multiplicamos o número de emissões de maio pelo número de folhas em um processo, cuja estimativa é sete, que mostra um gasto de 7.322 folhas em um único mês. A instalação desse serviço online visa zerar todos esses gastos, gerando diversas economias para o governo.
De acordo como diretor técnico da ATI, David Amaral, o serviço disponibilizado é um dos primeiros passos para a montagem do Portal do Servidor. “No portal concentraremos vários serviços do Estado como emissão e consulta de contracheque online, revitalização de senha, além de imposto de renda e novos serviços que o governo venha disponibilizar”, conta.