O secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, assumiu a coordenação do processo de uma carteira de investimentos estruturantes para o Nordeste, que deverá compor o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), a ser aprovado pela Sudene, até o final deste ano. O compromisso foi assumido durante a participação do secretário na reunião da Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), ocorrida nesta sexta-feira (02) em Fortaleza (CE).
Segundo o secretário Sérgio Miranda, nessa carteira de investimentos serão incluídos apenas projetos que sejam do interesse de dois ou mais estados, buscando a integração regional. “Cada estado, através de suas secretarias do Planejamento, apontará os projetos que identifica como adequados a este perfil e o Conseplan, junto com a Sudene, fará a consolidação de uma proposta", informou o secretário.
A reunião do Conseplan contou com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que reafirmou o compromisso do banco em trabalhar pelo desenvolvimento do Nordeste apoiando iniciativas que contribuam para essa finalidade, como os projetos estruturantes e a desburocratização da liberação de recursos das operações já contratadas. O apoio do BNDES aos programas estaduais de erradicação da extrema pobreza também foi destacado como um compromisso do banco.
A pauta do encontro incluiu também discussão sobre apoio às Agências de Fomento dos Estados. Os secretários discutiram ainda a entrega do relatório sobre Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-America (IIRSA) e deram andamento aos encaminhamentos da reunião do Conseplan realizada em Gramado (RS).