Publicada em 10 de Março de 2016 �s 16h25
Constituída na estratégia de trabalho do Plano Plurianual 2016-2019, que aponta as principais ações estratégicas para o estado através da política de Territórios de Desenvolvimento, a Secretaria do Planejamento (Seplan), realizou, na manhã desta quinta-feira (10), uma reunião com representante da Secretaria de Governo, Emater e Universidade Federal para discutirem uma agenda de ações prioritárias para o Território de Entre Rios.
Os territórios de desenvolvimento constituem unidades de planejamento que permitem ao governo à implementação de ações, considerando as peculiaridades de cada região.
Durante a reunião de hoje, os órgão atuantes no território apresentaram um diagnóstico atualizado das atividades já desenvolvidas na região e puderam afinar estratégias de atuação: “É preciso que os vários órgão conversem porque há uma dispersão de recursos em algumas situações e ausência de recursos em outras, tem recursos que foram aportados em iniciativas que não estão tendo finalidade, então a reunião permitiu que a visão de um cenário no qual a gente precisa de organizar para sanar os gargalos”, diz a Diretora da Unidade de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Amália Rodrigues.
O coordenador do Núcleo de Estudo para o Desenvolvimento Territorial Entre Rios (Nedet), da UFPI, Arnaud Azevêdo Alves, destacou a importância do fortalecimento das representações territoriais e da articulação de atores estaduais e municipais para o desenvolvimento das cadeias produtivas do Território Entre Rios, no qual se destacam a cajucultura e a ovinocaprinocultura.
Os Nedets atuam nos territórios fazendo pesquisa-ação, conhecendo os problemas e encontrando soluções e buscando atores para tentar atender as necessidades identificadas a partir da comunidade do território.
Monitoramento Representantes dos territórios poderão em breve realizar o monitoramento das ações estratégicas contidas no PPA através do Sistema de Monitoramento das Ações Estratégicas do Governo, o Simo. Através deste sistema o representante do município poderá avaliar e informar, por exemplo, sobre o andamento da obra e enviar os dados para a equipe de técnicos da Seplan, responsável pela administração do Sistema. Esse tipo de alimentação permitirá ao estado uma atualização mais rápida e mais real dos dados.
O Território de Entre Rios é região da Grande Teresina, abrangendo os municípios de Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos, Amarante, Angical do Piauí, Beneditinos, Coivaras, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí, União, Barro Duro, Curralinhos, Lagoinha do Piauí, Regeneração, Pau D'Arco do Piauí e Olho D`Água do Piauí.