Publicada em 22 de Abril de 2013 �s 11h35
A Secretaria do Planejamento (Seplan) vai reunir a bancada federal do Piauí numa audiência pública para discutir o resultado da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, realizada em março, em Brasília, e o projeto de Lei que norteará a Política de Desenvolvimento Regional para o território brasileiro. A audiência vai ocorrer no próximo dia 26, a partir das 10h, no auditório da Assembleia Legislativa.
Durante a reunião, serão apresentados os princípios e diretrizes construídos pelos delegados de todo o país, destacando os pontos centrais e os que terão impacto direto nas ações da região Nordeste, particularmente no Estado do Piauí. “Vamos discutir como promover o desenvolvimento nacional ao mesmo tempo em que podemos reduzir as desigualdades socioeconômicas nas regiões brasileiras, de forma integrada, evidentemente tendo o Piauí como foco central das discussões”, afirma o secretário Cezar Fortes.
Questões como a distribuição dos royalties do petróleo, discutidos amplamente pela sociedade, é uma ação que tem impacto direto em todas as regiões brasileiras. Uma vez que a justa distribuição promove o desenvolvimento igualitário do país, sem a concentração de renda em poucos estados. Esta é a proposta da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR): o desenvolvimento em conjunto da Federação. Daí, a importância da bancada federal em aprovar o projeto de Lei, que são os princípios e as diretrizes voltados na Conferência Nacional, e que entrará na pauta do Congresso Nacional ainda em 2013.
Senadores, deputados federais e estaduais e toda a sociedade são convidados para participar da audiência pública.