Publicada em 06 de Dezembro de 2013 �s 10h49
O secretário de Planejamento, Cezar Fortes, recebeu nesta manhã de sexta-feira (6), um grupo de estudantes de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para conhecer como se dá o processo comunicativo em instituições públicas. Formado por seis integrantes, a turma do 4º período, da disciplina Comunicação Administrativa, ministrada pela administradora Conceição Bugyja, conheceu o funcionamento, organograma e atividades executadas pela Secretaria de Planejamento (Seplan).
A elaboração da Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa), o Sistema de Monitoramento de obras e ações do governo e a feitura do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES) foram apresentados, relacionando as ações com os seus diversos públicos e formas de interlocução.
“O Simo é uma ferramenta de monitoramento que nos dá uma resposta imediata daquilo que está sendo realizado, nos possibilitando a tomada de decisões, rapidamente, a qualquer tempo e lugar”, explicou o secretário, ao se referir à plataforma digital, Simo Cahier.
Como uma mídia social, o Simo agrupa em torno de 100 funcionários, gestores públicos e o próprio governador Wilson Martins, além de uma equipe de 20 funcionários da Seplan, que monitoram mais de 600 obras e ações do governo, com investimentos que ultrapassam os R$4bilhões.
Para a estudante Jeniffer Dias, o processo comunicativo praticado pela Seplan “é bem diferente do que imagina, pelo modo como ocorre aqui, formal, mas ao mesmo tempo, com liberdade, sem aquela burocracia toda”.
O secretário ressaltou ainda como se dá a relação interna, destacando a publicação de um jornal destinado aos funcionários, que mescla as relações sociais e os trabalhos desenvolvidos.
Além de Jeniffer, participaram da visita os estudantes José Wilson Martins, Laís Santos, Cláudia Cabral, Yuri Lajes, Delza Camila.