Publicada em 13 de Junho de 2016 �s 18h10
O secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, e a equipe do Sistema de Monitoramento das Ações e Obras Estratégicas do Governo (Simo) participaram, na manhã desta segunda-feira (13), de reuniões técnicas de monitoramento com representantes do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), Secretaria de Turismo (Setur) e Fundação Estadual de Esportes (Fundespi). Também estiveram presentes as reuniões representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE) e Fundação Getulio Vargas.
O objetivo das reuniões foi acompanhar a execução das ações que estão sendo executadas pelos órgãos, de forma sistemática, localizando gargalos e agilizando soluções. O andamento das ações deve ainda ser atualizado através do Simo pelos órgãos para que o Governador e demais gestores possam fazer o acompanhamento online de indicadores como tempo de execução, valor do investimento, prazo para finalização das mesmas.
Nas reuniões, as equipes da Seplan/SIMO, CGE e órgãos executores puderam, pelo levantamento dos dados disponibilizados no sistema, traçar juntos metas para solucionar gargalos, agilizando o processo de entrega e/ou finalização das ações, garantindo o atingimento das metas prioritárias do Governo.
O gerente de Construção do DER, Felipe Raulino, enfatizou os avanços desde a última reunião. “Houve uma evolução muito grande estamos tentando alimentar quase online para ficar ainda melhor”, diz.
O diretor do DER e coordenador do Simo no Orgão, José Lages, também elogiou a iniciativa. “Nós estamos atualizando e implantando uma nova metodologia, visando melhorar o acesso para deixar os dados mais próximos da realidade”, declarou.
Durante as reuniões, o secretário do Planejamento, Antônio Neto, reforçou que a descentralização do Simo, iniciada este ano, tem sido muito positiva, e pediu aos gestores comprometimento e agilidade na atualização dos dados. Ele reforçou ainda que o processo de monitoramento e avaliação dos indicadores, além de prático, dá maior transparência à gestão estadual.
As reuniões técnicas de monitoramento com os órgãos acontecerão sempre as segundas-feiras, na Seplan.