Senador Wellington Dias...
O senador Wellington Dias (PT) confirmou neste domingo durante café-da-manhã na residência do governador Wilson Martins (PSB) que será candidato a Prefeitura de Teresina com uma única condição: Se for um nome de consenso e que não seja uma “candidatura na marra”.
“Eu admiti que somente pela via de um entendimento eu poderia ser candidato em Teresina. Esse entendimento passa pelo meu partido e os partidos da base aliada”, disse Wellington Dias ao participar de café que recepcionou o ator Paulo Betti no Estado.
“Que não seja uma decisão de qualquer jeito, na marra”, alertou.
A possibilidade de candidatura do petista provocou reviravolta em Teresina. O nome de Wellington Dias ganhou força após pedido do ex-presidente Lula e os números de pesquisas nacionais encomendadas pelo Diretório Nacional do PT.
Wellington Dias lembrou que não pretendia ser candidato nas eleições deste ano e a sua ideia era coordenar as campanhas no Nordeste.
“A decisão do meu partido é a minha decisão. Se permanecer essa decisão eu apoiarei Elmano, votarei em Elmano como o candidato aprovado nas instâncias do meu partido”, disse.
Tese de Wellington Dias
O senador está defendendo que os partidos da base aliada lancem de quatro ou dois candidatos para provocar o segundo turno.
“A divergência que temos é só na estratégia. Há uma estratégia que eu defendo de que devemos ter mais de um candidato ou uma candidatura forte. Essa é a forma de no mínimo levar a eleição para o segundo turno ou vencer no primeiro turno”, afirmou.
“Estou defendendo é que tenhamos mais uma candidatura, mesmo que eu saia candidato”, disse.
Dias ressaltou ainda que a população de Teresina quer “experimentar o novo” e que o partido tem chance de vitória.
“O nome tem que ser pelo convencimento. Se não tivermos uma estratégia nova, e nós que fazemos parte de um conjunto de partidos vinculado ao governo federal, ao governo estadual, podemos perder eleição até no primeiro turno, numa ambiente que temos chance de vencer”, disse Wellington Dias que participará da reunião em São Paulo com o Diretório Nacional nesta segunda-feira.