Publicada em 08 de Junho de 2016 �s 14h46
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em parceria com a OAB-PI e a Rede ODS Piauí, deram início na manhã desta quarta-feira (8) ao seminário Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade, como parte das atividades da Semana Estadual do Meio Ambiente 2016. O evento está sendo realizado no auditório da OAB, localizado na Rua Governador Tibério Nunes, S/N, no bairro Cabral, zona norte de Teresina, e prossegue durante a tarde.
“Iniciamos as atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, com uma corrida no Parque Zoobotânico, no último domingo, oportunidade onde vários atletas puderam ter com a rica fauna e flora existente naquela unidade de conservação. Hoje discutimos assuntos relacionados à sustentabilidade, com temas como energias renováveis, tráfico de animais silvestres e situação atual dos recursos hídricos no Nordeste”, disse o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Ziza Carvalho.
A palestra de abertura foi com Ieva Lazareviciute, que é oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) das Organizações das Nações Unidas (ONU). Ela falou dos objetivos do desenvolvimento sustentável, destacando a Agenda 2030, que determina 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e metas a serem alcançadas pelos governos de todo o mundo.
“A agenda 2030 é abrangente, integrada, junta as questões sociais, ambientais e econômicas e a parceria de cada um dos atores envolvidos, sociedade civil, governos e instituições privadas, é determinante para o alcance de seus objetivos. Os objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. Entendemos que momentos como este seminário são importantes para discutirmos sobre estes assuntos, tão importantes para nossa sociedade. Os objetivos e metas propostos na Agenda 2030 estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta”, pontuou Ieva Lazareviciute.
O segundo palestrante da manhã foi Joaquim Gondim, Superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA), que tratou sobre o tema Desafios e Oportunidades da Gestão Hídrica no Nordeste. O superintendente falou de aspectos determinantes para o regime de águas, como a variabilidade de chuvas, o clima, e destacou medidas minimizadoras do efeito da estiagem, como o uso de carros pipa e a construção de adutoras e barragens.
“O país e sobretudo o nordeste brasileiro tem que, cada vez mais, se preparar para enfrentar momentos de pouca oferta de água. Vivemos nos últimos três anos a terceira pior seca de nossa história e é preciso que os estados se organizem para ter segurança hídrica, ou seja, assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidades adequadas à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico”, disse Joaquim Gondim.
O seminário segue durante a tarde. O superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé, vai abordar o tema Fauna e Tráfico de Animais Silvestres. O professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marcos Lira, irá tratar do tema Energias Renováveis: o cenário nacional e piauiense. E a professora Ana Keuly Luz Bezerra, também da UFPI, irá proferir palestra sobre a Justiça Ambiental – uma análise a luz da constituição federal e de sua ocorrência na cidade de Teresina.