Publicada em 25 de Março de 2013 �s 13h26
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta terça-feira (26), o III Seminário Estadual sobre a Tuberculose. O evento tem início às 8h no Centro de Formação Odilon Nunes, no bairro Marquês, em Teresina. Todos os municípios foram convocados a participar, sendo que cada um terá disponível até duas vagas, que devem ser preenchidas por profissionais de saúde e/ou multiplicadores de informação no município.
Em 2012, o Piauí atingiu índice de 64,15% de cura da doença. O programa Nacional de Controle da Tuberculose possui como meta curar 85% dos doentes e diminuir para menos de 5% a taxa de abandono e evitar o surgimento de bacilos resistentes, além de possibilitar um efetivo controle da tuberculose no país.
A estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde envolve componentes que abrangem acesso aos exames laboratoriais, aquisição e distribuição regular de medicamentos e insumos, e sistema de registro e informação confiável para o monitoramento dos resultados e tratamento direto observado.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que se propaga pelo ar por meio de gotículas expelidas por um doente ao tossir, espirrar ou mesmo ao falar em voz alta. Entretanto, é uma doença com até 100% de cura, desde que sejam obedecidos os princípios básicos da terapia à base de medicamentos por, no mínimo, 6 meses e a adequada operacionalização do tratamento.
“É um momento importante para discutirmos a temática da tuberculose, cujo tratamento deve ser feito até o fim”, diz Karinna Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.