Publicada em 17 de Junho de 2015 �s 10h35
Teve início na noite desta terça feira (16), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, o II Seminário Estadual de Segurança Pública do Piauí. O encontro tem como objetivo promover o diálogo para a construção de uma sociedade justa, livre e mais solidária, através do tema, “A superfície dos corpos humanos: uma questão de gênero?”.
Durante a solenidade de abertura, autoridades políticas marcaram presença, dentre elas, o secretário de Segurança, Fábio Abreu, além de alunos da Academia de Polícia (Acadepol), representantes dos movimentos de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT), policiais Civis e Militares do Estado do Piauí.
De acordo com a jurista e doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Taysa Schiocchet, que ministrou a palestra “A Gestão Biopolítica dos Corpos: O direito entre Estratégias de Normalização e Emancipação”, o seminário é uma oportunidade para promoção de assuntos ligados aos direitos dos movimentos da diversidade entre pessoas comuns e lideranças do Estado.
“Fiquei encantada com o público. É interessante notar que o Piauí vem inovando e se colocando aberto para conversar sobre todos esses temas que ainda enfrentam resistências na sociedade”, disse a palestrante.
Para o participante Thompsom Thauzer, 23 anos, aluno do curso de escrivão da Academia de Polícia (Acadepol), as palestras promovem uma relação dos debates que acontecem nos cursos das instituições de ensino e a realidade social.
“Essa primeira noite foi bastante interessante, apesar do nosso estado ainda ter características conservadoras, o seminário trouxe a tona realidades do feminicídio, crimes contra travestis e estupro. Serão dois dias bastantes proveitosos e de aprendizado”, relatou.
A coordenadora do evento, a subsecretária de Segurança, Eugênia Vila, considerou que o encontro é mais uma aproximação com a população LGBT e o desenvolvimento de um trabalho para melhor atender o segmento.
“O primeiro dia foi para abrir nossas mentes. Agora, vamos entrar na realidade do Piauí buscando um espaço dialógico e questionamentos nas estratégias que adotamos”, completou.
O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Parceira com o projeto Luzes da Diversidade, e segue durante toda esta quarta-feira (17).
Confira a programação:
DIA 17/06/2016 (Quarta-feira)
MANHÃ
9:00 hs – Palestra “Aspectos Legais – Legislação perante a Diversidade Humana”. Palestrante: Drª Eugênia Villa
9:50 hs – INTERVALO
10:10 hs – Palestra “A população LGBT: Avanços e Desafios”. Palestrante: Jovanna Baby Cardoso da Silva
11:30hs – ALMOÇO
DIA 17/06/2016 (Quarta-feira)
TARDE
14:30 hs – Palestra “Genealogia do Feminicídio: Uma Questão de Gênero – Sexualidade na Encruzilhada do Corpo e da População”. Palestrante: Drª Margarete de Castro Coelho
15:40 hs – INTERVALO
16:00 hs - Palestra “Estratégias de Enfrentamento à Violência Institucional sob olhar de Gênero e Raça”. Palestrantes: DPC Roberto Carlos Tales da Silva / Major PMPI Paulo de Deus Barbosa da Mota e Representantes da Diretoria de Ensino do CBMEPI.
17:00 hs - ENCERRAMENTO