O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), fez hoje (17), em entrevista para a TV Antena 10, um balanço das atividades do Legislativo no primeiro semestre deste ano. De acordo com o deputado a Assembleia deixou poucos projetos apresentados no primeiro semestre para serem apreciados a partir de agosto. “Ficaram poucas matérias, ficou um outro projeto de deputado que não foi votado. O saldo é positivo e aqui temos um trabalho diferente do Senado e da Câmara, onde projetos passam até 10 anos para serem votados, porque tratam de questões maiores, que dizem respeito a todo o país. Aqui na Assembleia o tempo máximo que um projeto fica por ser apreciado é de um ano”, afirmou.
Entre os destaques do trabalho, Themístocles Filho, destacou a participação da Assembleia na tomada de soluções para problemas como a greve dos professores no Estado no primeiro semestre e também a busca de uma solução para o impasse do transporte para o município de José de Freitas. “Aqui nós trabalhamos não só a apresentação de projetos, não aprovamos apenas projetos, mas ajudamos a resolver questões importantes da sociedade, a intermediar negociações importantes para o Estado”, destacou.
No caso do problema de José de Freitas uma comissão da Alepi intermediou o acordo em que ficou certa a redução do preço da passagem por um prazo de 60 dias até que o Governo do Estado consiga regulamentar a situação e um acordo entre usuários e empresa. A Assembleia também participou dos debates a cerca do problema relativo a vinda ou não da empresa Suzano para o Piauí, realizando audiência pública para esclarecer o assunto, também foi realizada no primeiro semestre audiência pública sobre os problemas relacionados a qualidade do fornecimento de energia elétrica e outros problemas.
Katya DAngelles - Edição: Pires de Saboia