A Secretaria Municipal de Educação (Semec) voltou atrás e decidiu que as aulas da rede municipal de ensino para todas as turmas serão no formato remoto. A previsão é que o período letivo inicie no dia 1º de março.
O secretário Nouga Cardoso havia anunciado que as aulas para as turmas do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental seria no formato híbrido, quando parte dos estudantes têm aulas de forma remota e outra parte presencial. A modalidade foi escolhida devido à aplicação nestas turmas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliação das redes municipais de ensino feita pelo Governo Federal.
Entretanto, a secretaria considerou o aumento de casos de Covid-19 na capital. “O período letivo inicia com o compromisso da comunidade escolar que ficará vigilante com a segurança de todos. É preciso destacar que a Semec fará uma busca ativa junto aos alunos para saber como está o acesso às aulas no formato remoto e quais dificuldades devem enfrentar”, informou o secretário Nouga Cardoso.
A decisão é por tempo indeterminado, mas a adoção do ensino remoto será avaliada a cada 30 dias.
Os alunos que possuírem dificuldades de acesso aos meios digitais serão atendidos por professores individualmente. Desse modo, os pais ou responsáveis dos estudantes deverão entrar em contato com a escola e realizar o agendamento, cumprindo todo o protocolo de segurança contra a Covid-19.
Rede estadual e privada
Os alunos de colégios particulares voltaram às aulas em janeiro no formato híbrido. A retomada ocorreu de maneira escalonada e só foi possível após o Governo do Estado aprovar o protocolo com medidas de segurança para o retorno às atividades presenciais para o setor da educação.
Já as aulas da rede estadual de ensino ainda está, exclusivamente, no formato remoto e iniciaram no dia 1° de fevereiro.
As escolas organizarão um calendário escolar e também de um plano de retorno das aulas no formato híbrido, que deverá ser enviado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e ao Comitê de Operações Especiais (COE). Entretanto, ainda não há definição sobre a adoção deste formato.