Aconteceu nesta terça (10), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), uma reunião da Comissão Permanente de Desburocratização, com representantes das quatro Superintendências de Desenvolvimento Urbano de Teresina - SDU's (Centro/Norte, Sul, Leste e Sudeste), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Piauí (Sebrae-PI), da Secretaria Municipal de Finanças (Semf) e da própria Semdec, que liderou a reunião. O objetivo do encontro é facilitar a vida dos microempreendedores e outros empresários de Teresina, na tentativa de trazer menos burocracia na hora da abertura do negócio e nas renovações de licenças.
A proposta da comissão é que os encontros aconteçam mensalmente, sempre elaborando ideias que possam melhorar as práticas e realizar ajustes nos trâmites internos (como algumas dificuldades ainda encontradas no Sistema Empresa Fácil, oferecido pela Prefeitura de Teresina) existentes na hora da abertura de qualquer empreendimento. "Queremos proporcionar aos empresários menos burocracia na hora da abertura de empresas e renovação de licenças, já que existem tantas pessoas em busca de realizar o sonho de ser um empreendedor de sucesso", afirma o secretário da Semdec, Alexandre Magalhães.
Outro ponto discutido na reunião foi sobre a padronização dos procedimentos das quatro regiões da cidade na hora da abertura de qualquer empreendimento, evitando que uma SDU pratique ações diferentes de outra. Alguns encaminhamentos práticos foram decididos, tais como: zoneamento atualizado no Empresa Fácil, agendamento automático para alto risco, criação da vinculação secundária na ausência do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), atualização da tabela de grau de risco do empreendedor do Sistema Fácil, entre outros. Maiores informações sobre o cadastramento no sistema on-line disponibilizado pela Prefeitura de Teresina podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico http://www.issdigitalthe.com.br/empresafacil/ .