Publicada em 04 de Abril de 2016 �s 15h56
Fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) prometem intensificar a fiscalização na venda e criação de aves no estado do Piauí. Várias ações deverão ser realizadas de surpresa em toda a capital e interior.
“Não divulgamos local, data e horário, chegamos de surpresa. A última operação contou com apoio da polícia ambiental e apreendemos 15 pássaros, com aplicação de multa no valor de R$ 500,00, por cada pássaro”, explica o gerente de fiscalização da Semar, Renato Nogueira.
Todos os animais apreendidos estão sendo levados para o Parque Zoobotânico de Teresina que já conta com um Centro de Triagem de Animais Silvestres. Os pássaros são colocados em observação e logo em seguida, devolvidos ao seu hábitat natural.
Na última operação realizada no final de semana, foram apreendidos 15 pássaros silvestres, dentre eles: canários, bigodes, galo de campina, casaca. Foram aprendidos três armas de fogo, duas armadilhas de caçar tatu e duas caças.
A Semar já está com todos os fiscais sendo treinados para utilização de mais equipamentos seguranças e de localização, dentre ele um drone.