A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) instalou neste sábado (16) placas de alerta sobre a proibição de banho na Praia de Atalaia, em Luís Correia, após o reaparecimento de manchas de óleo no Litoral do Piauí. Na quinta-feira, o órgão decretou a água do local imprópria para banho, mas a recomendação não tem sido seguida pelos turistas, que ficaram sujos de óleo.
"Duas placas foram instaladas nos principais pontos da Praia de Atalaia, além disso, estamos usando as redes sociais para divulgar o alerta. Durante as ações em campo, os técnicos têm também orientado os banhistas do risco", explicou a Waneska Vasconcelos, auditora fiscal e ambiental e coordenadora da Semar em Parnaíba.
Equipes da Semar, Marinha e prefeituras de Luís Correia e Atalaia continuam com a força tarefa para limpeza das praias. Ao todo, seis praias do Piauí voltaram a ser atingidas com as manchas de óleo, sendo que uma delas fica no Delta do Parnaíba. De quinta até sexta-feira foram recolhidas cerca de uma tonelada das praias do litoral piauiense.
"Temos equipes em Luís Correia para continuar a limpeza nas praias de Atalaia, Coqueiro e Peito de Moça, como também em Parnaíba na Pedra do Sal e outra se deslocando para Praia da Lama, em Cajueiro da Praia", informou.
De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), capitão de fragata Dante Duarte, as manchas de óleo são diferentes das outras vezes, que tinham aspecto de massa. Desta vez, elas são pulverizadas, do tamanho de uma moeda que ficam na areia e na água.
Tartaruga e peixe mortos
Mais uma tartaruga e um peixe com manchas de óleo foram encontrados mortos na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Vídeos registrados nesta sexta-feira (15) mostram as manchas no mar, na areia e nas pedras do ponto turístico.
As imagens também aparecem uma tartaruga morta, mas sem causa da morte definida, e um peixe coberto de manchas de óleo.
Óleo no Delta
Na tarde dessa sexta-feira (15), a Marinha do Brasil confirmou reaparecimento de manchas de óleo também no Delta do Parnaíba, o maior das Américas. Desta vez, o material foi encontrado na Praia do Pontal, em Ilha Grande, parte pertencente ao Piauí.
"Novas manchas apareceram no Delta do Parnaíba, segundo detectado pelo Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais]. Tanto na parte do Piauí, na Praia do Portal, como na área pertencente ao Maranhão, na Ilha dos Poldros", informou o capitão de fragata Dante Duarte.