A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) descartou a possibilidade de interdição das praias de Luís Correia, Litoral do Piauí, após o aparecimento de tubarões. Uma reunião realizada nesta segunda-feira (7) discutiu estratégias para enfrentar a situação.
"É importante tranquilizar os turistas e banhistas, assim como os donos de pousadas, restaurantes e hotéis, que nesse momento não há indicativo de interdição das praias. A situação que nos apresenta não recomenda isso, mas os cuidados que estão sendo repassados pela Semar, Secretaria de Turismo, pelo Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos", declarou a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.
Segundo a secretária Sádia Castro, as pessoas podem ir para a praia, tomar banho de mar, mas com os cuidados redobrados: não demorar, não mergulhar muito e não ficar distante da praia, ter cuidados com as crianças e idosos, evitar prática de esportes náuticos.
Durante a reunião foi criado três grupos de trabalho: de monitoramento das praias, outro para cuidar dos banhistas e dos animais, e o terceiro responsável pela comunicação a população.
"Esses animais vivem aqui, é o habitat natural deles, o que nos estranha a aproximação dos tubarões na praia. A Semar vai contactar pesquisadores que trabalham com essas espécies para montar um plano de trabalho de monitoramento. Outro eixo é a segurança, que contará com a Ciptur, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos para alertar os turistas", destacou Waneska Vasconcelos, auditora fiscal ambiental da Semar.
Feriado prolongado
Durante todo feriado prolongado, o Corpo de Bombeiros esteve presente nas praias alertando os banhistas sobre os riscos de ataques de tubarões. Os animais foram vistos na última semana e, nesse domingo (6), biólogos confirmaram aos bombeiros a presença de cinco tubarões juvenis na praia do Coqueiro, na cidade de Luís Correia. Eles já tinham sido filmados na praia de Atalaia, na mesma cidade.
Apesar da pandemia do novo coronavírus, a movimentação no litoral foi intensa após liberação das praias pelo governo do estado.
“Está bem cheio, as praias lotadas. O que estamos tentando fazer é orientar, pedir que as pessoas evitem entrar na água e se entrarem que não deixem a água passar da altura da cintura. Antes de entrar, é bom sempre olhar bem o mar para se certificar de que eles não estão na água”, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura.