Publicada em 18 de Maio de 2015 �s 12h37
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e critérios técnicos de avaliação dos principais componentes de uma instalação de energia solar, a auditora fiscal Tânia Noleto, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), participa do curso de introdução à energia solar fotovoltaica, em Fortaleza. O evento terá a participação de representantes de vários estados brasileiros que buscam o aprimoramento na área.
De acordo com a analista, o evento que acontecerá de 29 a 31 de maio, vai proporcionar o aprendizado de técnicas de aproveitamento da energia solar e conhecimentos dos equipamentos a serem utilizados. “Será uma boa oportunidade para conhecer as novas técnicas e fontes de energia exploradas no Brasil, com os diferentes tipos de energias renováveis e o destaque para a energia solar”, ressalta Tânia.
Uma proposta de Energia renovável, com a utilização de tecnologia fotovoltaica, que representa uma alternativa limpa, aproveitando o grande potencial solar do Estado do Piauí, já foi apresentada ao secretário estadual do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.
O empreendimento deverá ser instalado na região de São João do Piauí, a 470 quilômetros da capital. A sede da planta será no município de Pedro Laurentino. A instalação vai possibilitar mais geração de emprego e renda.
Junto à Semar, o grupo responsável pelo projeto busca informações necessárias para solicitar as licenças ambientais para instalação, atendendo a uma das mais rigorosas legislações ambientais do país que é a do Piauí. A previsão é para que, até junho, sejam solicitados os devidos documentos junto ao Estado, uma vez que o grupo interessado em investir no setor estará participando de um leilão nacional de energia solar.
De acordo com o projeto, a planta projetada irá cobrir as necessidades energéticas da região e ao mesmo tempo, impulsionar o mix de geração, reduzindo a proporção de combustíveis fósseis com uma geração mais limpa.