Publicada em 05 de Março de 2015 �s 11h38
O Liceu Piauiense realiza, de 2 a 6 de março, a Semana Pedagógica 2015 com o tema Educação. A atividade faz parte do calendário anual da escola e inicia com a análise do ano anterior para que professores, coordenadores e gestores possam refletir sobre os pontos que precisam melhorar e aqueles que podem dar continuidade.
Segundo a coordenadora Pedagógica da escola, Jane Clésia Pereira, nesse ano serão desenvolvidas várias atividades e projetos para envolver o aluno. "Na modalidade Integrado, se torna difícil trabalhar projetos por causa da carga horária reduzida. Mesmo assim, vamos implementar atividades culturais como feiras e gincanas para estimular o aluno", destacou.
No terceiro dia da Semana Pedagógica foi apresentado aos professores o Projeto Despertar, oferecido pelo Sebrae a todas as escolas da rede pública de ensino. Os professores são capacitados em Empreendedorismo e, durante 40h/a, recebem fundamentação teórica e metodológica sobre as dez características do comportamento empreendedor.
Já, em sala de aula, os professores terão 4h/a por semana para trabalhar com os alunos o estímulo para que eles sejam protagonistas de suas próprias vidas.
"Além de despertar nos alunos todos os comportamentos empreendedores e prepará-los para o mundo do trabalho, onde vão desenvolver planos de ação para eles empreenderem pessoal, profissional e socialmente, amplia a visão e o campo de atuação do professor", afirmou Lídia Nunes, palestrante do Sebrae.
Por conta da reforma, que está avançada, o ano letivo do Liceu vai iniciar em dois prédios: no Instituto de Educação Antonino Freire funcionará a modalidade de Ensino Integral e na Unidade Escolar Anísio de Abreu serão alocados os alunos que cursarem a modalidade Integrado. Este ano, a escola vai trabalhar com 1.223 alunos, nos turnos manhã e tarde.
Para o diretor Administrativo do Liceu, a escola está vivendo nova fase com a reforma. "Estamos vivendo um momento bom, porque a escola está sendo contemplada com uma ampla reforma e de certo vai ficar excelente", afirmou Edivaldo Lima.