Publicada em 20 de Maio de 2016 �s 15h53
Com atrações diversificadas, o Museu Ozildo Albano realiza até este sábado (21) sua Semana dos Museus, em Picos, na Praça Joseno Ferreira. Exposições, oficinas e apresentações culturais fizeram parte da programação, iniciada na segunda-feira (18). A realização é da coordenação do museu, em parceria com o Grupo Cultural Adimó e demais colaboradores da casa, com apoio do Governo Estadual através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Dentre as atrações principais, a programação disponibiliza ao público a exposição ‘Rio Guaribas, retratos de um passado promissor’. A mostra reúne fotos do acervo do museu que registraram vários momentos do rio Guaribas entre as década de 60 e 70 até a atualidade. “Usamos a exposição para fazer um roteiro sobre a história do próprio rio Guaribas, reviver momentos de seca e enchentes, e questionar a situação do rio nos dias de hoje. Fazemos um convite à reflexão, refletindo sobre um rio muito simbólico para toda a cidade e região que se desenvolve a partir dele”, explica a professora da rede estadual de ensino e representante do programa educativo do Museu do Piauí, Elaini Pacheco.
A programação da Semana dos Museus em Picos contou também com feiras de artesanato, apresentações culturais, visitas mediadas e oficinas de grafite. A atividade ainda prevê a realização da mesa redonda sobre o rio Guaribas e plantios de árvores em suas margensno trecho do perímetro urbano. A ideia é transformar o museu em um espaço de reflexão e também de práticas sociais que intervenham na paisagem cultural da cidade.
“Há um interligação entre a paisagem física da cidade e o museu. O museu entra com esse papel de se aproximar da sociedade e faze-la refletir. Temos uma cidade com um museu de acervo amplo e rico. Queremos que a população reconheça a importância do museu e o utilize enquanto fonte de informação e pesquisa” pontua Pacheco.
Dialogando o tradicional e regional à arte urbana e contemporânea, também fazem parte da Semana dos Museus em Picos a comunidade quilombola da Custaneira, a Cia de Humor Mimicos da Alegria, o Grupo Cultural Adimó e os conjuntos de música e dança da Casa da Cultura de Picos.