Publicada em 09 de Junho de 2014 �s 12h06
O Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), promoverá a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, no intuito de mobilizar a sociedade para as ações de prevenção e enfrentamento ao uso de drogas. O evento acontecerá de 23 a 26 de junho, com atividades descentralizadas por toda a cidade de Teresina e voltada aos mais diferentes públicos.
A primeira ação da Semana visa sensibilizar os motoristas sobre o uso de álcool e outras drogas, e acontecerá nas vias de grande fluxo da Capital, através de blitz educativa, no dia 23 de junho. “A programação alcança públicos de todas as faixas etárias. Realizaremos seminários, mesas-redondas, competições esportivas e exposições. Temos apoio de diversas secretarias do Governo e esperamos alcançar o maior público possível”, relata uma das organizadoras do evento, Elizabeth Zanovello.
Através do Seminário Estadual de Políticas Sobre Drogas, que será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), no dia 26 de junho, estudantes, professores, profissionais da saúde e a sociedade em geral poderão participar de circuito de debates, mesas-redondas e palestras, além de apresentações de trabalhos e pesquisas relacionadas ao consumo e consumidores de substâncias psicoativas.
Serão aceitos trabalhos e pesquisas concluídas ou em andamento nos últimos cinco anos. Os interessados deverão encaminhar o resumo de uma lauda com titulo, nome e qualificação profissional e acadêmica dos autores, fundamentação teórica, resultado e conclusão para o email: ceedrogaste@gmail.com. O seminário contará com a presença de profissionais da saúde, como os médicos Telma Evangelista, Daniel França, José Ivo e Antônio de Barros.
Ainda no dia 26, considerado o Dia D da Semana, acontecerá, no Parque Potycabana, exposições e torneio esportivos. Os órgãos estaduais que apoiam o evento estarão presentes na ocasião, como Secretaria da Saúde (Sesapi), Coordenadoria da Juventude (Cojuv), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Justiça (Sejus) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar.