Publicada em 28 de Outubro de 2014 �s 14h59
Cerca de 200 pessoas foram atendidas, na manhã desta terça-feira (28), no Shopping da Cidade, dentro da atividade da Semana Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). A ação é realizada em Teresina pela Associação Reabilitar e pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).
Em um dos pontos de grande movimentação do Centro da capital, enfermeiros, médicos e estudantes de medicina realizaram, gratuitamente, serviços como aferição de pressão arterial, medida de altura e cintura, além de cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Além disso, orientaram quanto aos fatores de risco, sintomas e tratamento do AVC, o popular “derrame cerebral”, considerado a principal causa de mortalidade no Brasil.
“A maior parte dos casos de AVC é causada pelo descontrole de doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo. Por isso, o objetivo dessa campanha é levar a mensagem da prevenção, é esclarecer as pessoas sobre como evitar, identificar e tratar o AVC, que é uma doença de consequências devastadoras”, afirma o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, que coordena o projeto Pense Bem AVC no Piauí.
No Piauí, segundo pesquisa DATASUS, mais de 2.200 mortes ocorreram em 2011 em decorrência de doenças cerebrovasculares. Esse índice representa 12% dos óbitos no Estado e, em termos proporcionais à população, trata-se da 2º maior taxa percentual de mortes por AVC no país.
Este ano, o foco da Semana Mundial de Combate ao AVC são as mulheres, já que elas são as mais afetadas pelo problema. De acordo com dados da Rede Brasil AVC, 6 em cada 10 mortes ocorrem em mulheres. Alguns fatores de risco para o AVC são específicos do público feminino, como a pré-eclâmpsia, o uso de pílulas anticoncepcionais, a reposição hormonal após a menopausa e a diabetes gestacional.
Grávida de oito meses, a vendedora Ana Maria Leal, que trabalha no Shopping da Cidade, foi uma das beneficiadas pelos atendimentos da Semana de Combate ao AVC. “Essa é minha segunda gravidez e sei da importância de manter todas as taxas sob controle, especialmente na gestação. Esse tipo de ação é importante, pois traz o atendimento de saúde para onde o público está”, diz a vendedora.
As atividades da Semana de Combate ao AVC seguem até esta sexta-feira (31), em Teresina, com palestras e ações preventivas em vários pontos da cidade. Nesta quarta-feira (29), Dia Mundial de Combate ao AVC, a equipe do Ceir estará durante toda a manhã na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), na zona Sul da capital.