Sem pleno feriado prolongado de Semana Santa, a Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, está há quase 24h sem serviço de telefonia. Segundo os donos de pousadas e restaurantes, o problema começou na sexta-feira (14) e vem afastando os turistas da região.
A presidente da Associação Empresarial Barra Viva (AEBV), Natalia Borghi, explicou que a falta da linha telefônica prejudica não somente a comunicação, como também para receber pagamentos de cartões. A praia que é um dos destinos mais procurados pelos turistas, está com ocupação média de aproximadamente 100% nos meios de hospedagem e depende do serviço de telefonia para atender os clientes.
"Dependemos do sistema para receber pagamentos em todos os comércios, agendar passeios, organizar tranfers, além de fazer reservas. Precisamos de atendimento imediato!", reclamou Natalia Borghi.
O dono de pousada, Ariosto Ibiapina lamentou a situação neste período do ano, que segundo ele, é quando os empresários se preparam para lucrar mais pelo aumento da clientela. Ele contou que a maioria dos hóspedes foram embora e poucos ficaram porque usam dinheiro, ao invés de cartão.
"Já entrei em contato com a empresa de telefonia, mas nada foi resolvido. A época que as pousadas e restaurantes têm para ganhar mais e se manter nas próximas semanas foi prejudicado. Isso não é ruim só para nós empresários, mas para toda a região, porque os turistas saem falando mal daqui", comentou Ariosto Ibiapina.
Para uma das organizadoras da I Feira Comunitária Flor da Vida, Diana Cianelli Gabriel frisou que a falta do serviço implica nas vendas dos artesãos da região. O evento que acontece nos dias 14 e 15 em Barra Grande foi também um dos prejudicados.
"Os turistas preferem não gastar o dinheiro em espécie para não correr o risco de ficar sem ter como pagar as pousadas e restaurantes. Além disso, Barra Grande não conta com caixa eletrônico de 24h para saque”, disse Diana Cianelli, acrescentando não ser a primeira vez que o serviço é interrompido.
O G1 entrou em contato com a operadora OI, que em nota informou que o serviço está em funcionamento, mas enviou uma equipe técnica ao local para identificar possíveis casos pontuais, e se necessário for, restabelecer os serviços o mais brevemente possível.