Sem Neymar e o lateral Crystian, expulsos no último jogo, o Santos perdeu para o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, na Vila Belmiro, pela 30ª de 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, e chegou à sua 13ª derrota no torneio.
Veja como foi o jogo
Confira o especial do Brasileiro
Escudero, aproveitando rebote de pênalti cobrado por Douglas, marcou o gol gremista no primeiro tempo. Foi a primeira vitória do Grêmio sobre o Santos na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro desde que a competição começou a ser disputada, em 1971.
Além dos desfalques originados pelos cartões vermelhos na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, o Santos entrou em campo sem outros titulares. Pará, Elano e Paulo Henrique Ganso seguem machucados e Felipe Anderson está com a seleção brasileira sub-20 no Pan-Americano de Guadalajara, no México. A equipe sentiu as ausências e teve muita dificuldade para jogar em um campo castigado pela chuva.
Apesar de também desfalcado, o Grêmio se adaptou melhor às condições do gramado. Aproveitou bem o gol marcado na etapa inicial e jogou fechado, explorando os contra-ataques, deixando ao rival a alternativa das bolas aéreas, que o Santos não conseguiu aproveitar.
O resultado deixa o Santos na 13ª posição, com 38 pontos. O Grêmio sobe para a 9ª, com 42. Na próxima rodada, no sábado, o Grêmio vai até Minas Gerais enfrentar o América-MG. No domingo, o Santos enfrenta o Flamengo no Rio.
O JOGO
Com um gramado bastante prejudicado pela chuva em Santos, a partida começou em ritmo lento. Até que, aos 2min, André Lima arriscou de longe, pegou bem na bola e, com a ajuda do campo molhado, dificultou a defesa de Rafael. Era o sinal para o time gaúcho explorar os chutes de longa distância e possíveis falhas do goleiro santista.
Aos 6min, porém, o Santos respondeu com Borges. Artilheiro do Brasileiro-2011 com 21 gols, o camisa 9 esticou a perna para completar cruzamento de Danilo pela direita. Borges conseguiu alcançar a bola, mas errou o alvo e ela saiu pela linha de fuindo, à esquerda de Victor.
O jogo seguia truncado na Vila Belmiro, com as duas equipes encontrando dificuldade para tocar a bola. A solução parecia ser apostar nos lançamentos de longa distância ous nos cruzamentos. No entanto, o gramado molhado voltaria a complicar Rafael em lance capital.
Ao tentar segurar a bola na área, o arqueiro santista a deixou escapar e, na tentativa de se recuperar da falha, acabou comentendo pênalti em André Lima, que buscava aproveitar a sobra. Na cobrança da penalidade, Douglas desperdiçou, mas Rafael deu o rebote e o argentino Escudero completou para o fundo do gol.
Com a vantagem a seu favor e jogando no contra-ataque, o Grêmio passou a cadenciar o jogo. Do outro lado, o Santos continuava com dificuldades para chegar na área gremista e só se aproximava do gol adversário com jogadas aéreas.
A estratégia só começou a funcionar aos 6min do segundo tempo, quando Borges aproveitou cruzamento de Danilo e, cabeceando forte, obrigou Victor a fazer grande defesa.
Dois minutos depois, em mais uma jogada pelo alto, Danilo cruzou e o goleiro Victor se atrapalhou com sua própria defesa ao tentar agarrar. A sobra foi parar nos pés de Henrique, porém, a zaga gremista desviou o chute que ia em direção ao gol vazio.
Depois de esboçar a reação, porém, o Santos voltou diminuir de ritmo e o Grêmio administrou a vantagem até o final.