Publicada em 14 de Setembro de 2012 �s 14h24
A Secretaria Estadual de Justiça realizou nesta quinta-feira (13), na Penitenciária Regional Irmão Guido a segunda etapa da Campanha Fique Sabendo. A ação é resultado de uma parceria entre a Sejus e a Fundação Municipal de Saúde.
“O objetivo dessa ação é possibilitar aos detentos serviços de saúde na prevenção e controle do HIV/Aids e da Hepatite B e C”, explicou Alessandra Aguiar, enfermeira da Coordenação de DST/Aids da Fundação Municipal de Saúde
Durante a ação, foram realizados aconselhamentos individuais, testes rápidos de HIV/Aids e Hepatite B e C e distribuição de preservativos. Na ocasião foram realizadas também vacinações contra Tétano, Difteria, Febre Amarela e Hepatite B. Um total de 195 testes rápidos foram realizados e 130 doses de vacinas aplicadas.
“Para nós detentos é importante a realização de ações como essas, devido ao ambiente em que vivemos. Além de proporcionar a muitos de nós o primeiro contato com os testes de HIV/Aids e Hepatite”, disse Júlio César Alves, detento da Penitenciária Regional Irmão Guido.
A Campanha Fique Sabendo já foi realizada com êxito na Penitenciária Regional de Esperantina, com um total de 231 testes realizados, na Colônia Agrícola Major César Oliveira, com 81 atendimentos, no Hospital Penitenciário Valter Alencar, com a realização de 114 testes, na Penitenciária Feminina de Teresina, com 300 testes realizados, e na Penitenciária de Oeiras, com um total de 68 atendimentos. A próxima unidade prisional beneficiada pela ação será a Casa de Custódia, no período de 17 a 21 deste mês.