A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participou, nos dias 4 e 5, do II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais, em São Paulo. O evento foi organizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e contou com a presença de diretores de unidades prisionais e secretários de Estado de todo o país.
Cerca de 200 diretores de unidades prisionais e ainda 19 secretários de Estado participaram do evento do Depen. Dentre eles, o diretor de Inteligência da Sejus, Delegado Charles Pessoa, e os diretores das penitenciárias de Parnaíba e São Raimundo Nonato, Flávio Evandir e José Melo.
Para Flávio Evandir, diretor da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, o evento foi de suma importância para o desenvolvimento profissional como gestor. “Foi uma experiência muito enriquecedora, haja vista que muitos dos temas debatidos são do nosso cotidiano. Foi um evento que nos faz ampliar a visão de diretor de unidade com palestras de pessoas gabaritadas. Tudo isso vai refletir na dinâmica da execução penal e da inteligência prisional da unidade”, disse o diretor.
O diretor de Inteligência da Sejus, Delegado Charles Pessoa, viu o encontro como uma maneira de aprimoramento do sistema penitenciário brasileiro. “Esse encontro teve vários pontos positivos e foi de suma importância para o aprimoramento da gestão penitenciara brasileira. Um momento para integração, compartilhamento de ideias e ações entre os gestores de todos os estados, e isso gera um resultado positivo para o sistema penitenciário”, afirmou.