Publicada em 16 de Maio de 2014 �s 13h03
O Sistema Prisional do Piauí ganhará, nesta terça-feira (20), mais 40 vagas. A medida foi tomada a fim de diminuir o número de detidos que se encontram provisoriamente na Central de Flagrantes do Piauí. Essas vagas serão somadas às 35 que já são disponibilizadas semanalmente pela Secretaria Estadual ds Justiça (Sejus).
A medida é provisória até que as obras do Presídio de Altos sejam concluídas. O presídio já está em fase avançada e tem previsão de entrega para julho deste ano. A secretária da Sejus, Ana Paula, ressaltou que a medida visa uma solução imediata para que a Central de Flagrantes seja desafogada.
“Essa medida tem caráter imediato, queremos contornar a situação. Os presos serão alocados para outras unidades prisionais até a conclusão do presídio de Altos, que terá capacidade para 140 pessoas. Com mais esse presídio, melhoraremos efetivamente o sistema prisional do estado”, afirmou.
A secretária afirmou ainda que a intenção da Sejus é montar estratégias, a fim de melhorar o sistema prisional do Piauí.
“Temos o objetivo de enfrentar os problemas do sistema prisional do estado. Queremos montar estratégias para aperfeiçoá-lo cada vez mais. Antes, eram disponibilizadas apenas 20 vagas por semana, e nós já conseguimos mudar essa realidade, disponibilizando 35 semanalmente”, disse.
Os presos serão transferidos para a Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, para a Casa de Custódia José Ribamar Leite, em Teresina, além da Penitenciaria Regional Irmão Guido, localizada também na capital.