Publicada em 07 de Setembro de 2012 �s 21h00
Mais de 40 mil pessoas. Esse foi o público estimado pela Polícia Militar do Piauí durante a apresentação do desfile do 7 de Setembro, em comemoração ao 190º aniversário de independência do Brasil, na avenida Marechal Castelo Branco. Dentre as autoridades presentes na solenidade, esteve presente o secretário estadual de Governo Wilson Brandão, representando o governador Wilson Martins.
A novidade deste ano ficou por conta de três paraquedistas do Grupo Sky Dive que desceram com as bandeiras antes da apresentação. De acordo com o comandante geral da PM do Piauí, coronel Gerardo Rebelo, cerca de 300 policiais fizeram a segurança do evento. “Tudo foi pensado para agradar a população. Foi escolhida uma área estratégica, com muita sombra, e a segurança local está muito bem efetivada”, ressaltou.
Para prestar eventuais atendimentos emergenciais de saúde, haviam ambulâncias do Samu, do Exército e do Corpo de Bombeiros. Este último disponibilizou ainda uma lancha para prevenir acidentes aquáticos às margens da avenida.
Entre as escolas estaduais que desfilaram estava a Unidade Escolar Benjamin Batista, citada como destaque nas aprovações do vestibular e que passará a contar, ainda este ano, com o programa Ensino Médio inovador (ProEMI), do Governo Federal. Segundo a vice-diretora da instituição, Doralice Lustosa, os alunos poderão participar, em turno diferente das aulas, de projetos culturais, esportivos e de pesquisa, como forma de complementar o ensino.
Roniel Sousa, aluno do 2º ano da referida escola, acredita que, assim como a Independência do país, as melhorias na educação também devem ser comemoradas. “É uma grande honra carregar no peito o nome da minha escola diante da população em uma data memorável como esta, por isso me ofereci para participar. A Unidade Escolar Benjamin Batista é um exemplo a ser seguido pelas demais do Estado, mas sempre é possível melhorar, e é o que acredito que acontecerá com a implantação desse novo programa”.
De acordo com o tenente-coronel da PM do Piauí, Sá Júnior, o público presente superou a expectativa, que era de 30 mil pessoas. “Este ano a quantidade de expectadores me surpreendeu, ultrapassando o público do ano passado. Temos muitas pessoas ao longo da avenida e até em cima da ponte da Frei Serafim”.
O desfile
Aproximadamente 3 mil pessoas desfilaram, entre civis e militares. O desfile foi dividido em três partes. Na primeira participaram principalmente jovens e crianças, entre alunos de escolas estaduais, municipais e integrantes de projetos desenvolvidos por vários órgãos e instituições, como Cidadão Mirin, Pequeno Cidadão, Pelotão Mirin, Grupo de Equoterapia, União dos Escoteiros do Brasil, além da Escola de Dança Lenir Argento e a Oficina de Artes Cênicas Procópio Ferreira, ambos de responsabilidade da Fundação Cultural do Piauí (Fundac).
Na segunda parte desfilaram efetivos militares, entre apresentações do Exército Brasileiro - com 25º Batalhão de Caçadores, 2º Batalhão de Engenharia, 26ª Circunscrição do Serviço Militar -, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e da Polícia Militar do Piauí. A terceira parte ficou por conta das viaturas do Exército, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Ronda Cidadão, BPRE, Rone, GTAP, Bope, Bombeiros, Polícia Civil, além da Cavalaria Militar.
“O 7 de Setembro é uma data cívica que representa muito para o Brasil. Devemos lembrar aqui, não só Independência de 1822, mas também a independência do Brasil em diversos fatores, como em relação ao FMI, por exemplo. Estamos melhorando a qualidade da educação dos jovens, a saúde, com equipamentos hospitalares modernos, e também a segurança da família brasileira. O país está entre as oito maiores economias mundiais. E o Piauí também se integra a todo esse contexto”, disse Wilson Brandão.
Confira mais