Publicada em 01 de Setembro de 2015 �s 13h27
A prova da 2ª Fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será no dia 12 de setembro (sábado), às 13h30. Serão três horas de prova que é composta de seis questões dissertativas, nas quais os alunos devem explicar, escrevendo, como chegaram à solução. O resultado será divulgado no site da Obmep no dia 27 de novembro.
Os alunos deverão comparecer ao local de prova portando o cartão informativo e um documento original de identidade (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar). Todos os candidatos classificados devem chegar ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência.
Classificaram-se para esta etapa 888.822 alunos de 42.311 escolas públicas de todo o País. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de menções honrosas.
Essa prova será realizada em mais de 9 mil centros de aplicação organizados diretamente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que também cuida de todo o processo de correção nesta fase. Em um primeiro momento, é feita uma correção regional e depois as provas são corrigidas por um grupo de professores que se reúnem no Rio de Janeiro.
Os alunos medalhistas na Obmep 2015 serão convidados pelo Impa a participarem do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), a ser realizado em 2016, com direito a uma bolsa-auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
Na última edição da Obmep, os alunos do Piauí foram mais uma vez destaques. Na 10ª edição, os alunos trouxeram no peito as medalhas e o melhor resultado da história na competição. Em 2014, os alunos das escolas públicas estaduais e municipais do Piauí conquistaram 93 medalhas, sendo 9 ouros, 17 pratas e 67 bronzes. Além de cerca de 500 menções honrosas pelo excelente desempenho.