Publicada em 09 de Outubro de 2015 �s 12h26
O Programa de Qualidade de Vida da Secretaria da Fazenda aderiu à campanha Outubro Rosa. A equipe responsável pela Ginástica Laboral vestiu a camisa e aproveitou as sessões para alertar as servidoras da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As aulas são realizadas no Centro Administrativo e nas agências Centro/Norte e Sul, além do Posto Fiscal da Tabuleta.
“Esta ação é uma atividade multiprofissional envolvendo estagiários de educação física e serviço social, bem como demais servidores do programa”, explica Daniel Ferreira, coordenador da Escola Fazendária.
Durante as sessões de Ginástica Laboral, foram passadas informações sobre a campanha e a importância do diagnóstico precoce por meio do autoexame e consulta periódica, dando destaque ainda à necessidade da realização da mamografia ao menos uma vez ao ano ou conforme orientação médica.
“As sessões de ginástica foram marcadas por muita animação e descontração, dando destaque a cor rosa, que é a marca da campanha. Nos alongamentos, foram usadas faixas que auxiliaram nos movimentos e coloriram todo o ambiente”, disse o coordenador.
No próximo dia 16 de outubro, às 10h, no auditório Francisca Trindade, da Escola Fazendária, a fisioterapeuta oncológica Ana Celia Faustino Silva dará uma palestra sobre o tema. Ela é presidente da Fundação Maria Carvalho, responsável pelo Outubro Rosa em Teresina. A profissional atua no pré e pós operatório da cirurgia de câncer da mama.
“Contaremos também com a servidora aposentada da Sefaz, Maria do Socorro Oliveira Coutinho, que faz um trabalho voluntário na fundação. Ela atua fazendo o acolhimento das mulheres que receberam diagnóstico”, explica Daniel.