Publicada em 14 de Abril de 2015 �s 16h09
Um dos primeiros passos para transformar a escola em uma verdadeira comunidade de leitores é contar com um bom acervo de livros. Programas, coordenados pelo Ministério da Educação e pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado (Seduc), ajudam os gestores escolares nessa tarefa, seja pela doação de livros ou ao oferecerem recursos para que as próprias escolas adquiram os títulos para as bibliotecas e salas de leitura.
Segundo a gerente de Gestão e Inspeção da Seduc, Ana Rejane Barros, o Governo do Estado está trabalhando para que 100% da rede estadual de ensino possua não só uma biblioteca, mas conte com outras estruturas indispensáveis para a melhoria na qualidade da educação ofertada.
“Esta é uma das estratégias que está sendo colocada no Plano de Ação Articulada da Seduc. Nesse momento estamos com nossos técnicos fazendo um levantamento de todas as escolas que ainda não possuem bibliotecas ou espaços com acervos bibliográficos para, em seguida, realizarmos um plano de ação”, afirma a gerente.
As ações da Seduc também incluem a reforma, construção e ampliação que estão sendo executadas em algumas escolas da rede estadual, exemplo da Unidade Escolar Severiano Sousa, localizada na zona norte de Teresina cuja biblioteca está sendo reformada, para melhor atender a comunidade escolar.
A biblioteca Professora Osmarina Andrade Silva Sousa tornou-se um dos espaços preferidos de boa parte dos 560 estudantes da escola. No local, são realizadas ações criativas de incentivo à leitura e de formação de leitores. Além do empréstimo de livros, gibis, jornais e revistas, a biblioteca é o cenário onde histórias são contadas com a ajuda de livros, música e de outros objetos lúdicos.
O projeto “Lendo e Criando o hábito da leitura” é feito em parceria com os professores de Português e monitores do Programa Mais Educação que trabalham vários temas sociais. As melhores iniciativas são selecionadas e depois passam a fazer parte de um livro.
A prova de que o projeto deu certo está na melhoria da qualidade dos textos produzidos pelos alunos e nas boas notas dos alunos. “É gratificante ver o quanto os alunos têm se interessado pela a leitura. É claro que temos aqueles que têm mais dificuldade, mais mesmo assim procuramos trabalhar com ele, mostrando a diversão que é a leitura e a importância de se fazer. O que percebemos também é que muito dos nossos alunos não se contentam em ler somente na escola, eles tem ido até a biblioteca e adquirido livros também para ler em casa. Temos a certeza de que a sementinha que estamos plantando está dando frutos”, destacou a professora Amparo.