Publicada em 01 de Novembro de 2012 �s 11h45
O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), realiza, nesta quinta-feira (1º), a grande revisão do Intensivão Seduc, a partir das 18h, até às 6h do dia 2 de novembro. Serão 12 horas de estudo no Ginásio Verdão, com todas as matérias que serão cobradas no exame.
O objetivo do Intensivão é preparar o estudante da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem dia 3 e 4 de novembro.
Serão ministradas aulas de revisão de Redação, Literatura, Geografia, Gramática, História, Matemática, Física e Química. As aulas serão transmitidas via satélite para 300 Pontos de Recepção, distribuídos em 156 municípios contemplados com o Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber.
A relação dos Ambientes Escolares estão disponíveis no . São 174 pontos na zona urbana e 126 pontos na zona rural.
Dicas importantes para o Enem
Faltam dois dias para o início das provas do novo Enem. Por mais que os estudantes tenham se preparado durante os últimos meses, os exames ainda causam muitas dúvidas para os alunos.
Para amenizar a ansiedade durante este período, especialista apresenta dicas de comportamento que devem ser levadas em conta. “Entre as orientações, está o cuidado com a alimentação, o repouso diário e o acompanhamento das revisões dos conteúdos”, fala Lusimary Veloso, diretora do Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber.
“Uma das primeiras sugestões é manter a tranquilidade e o foco”, afirma Lusimary Veloso. “Mantendo a calma, o que deve ser feito é prestar atenção nas revisões de véspera, porque ainda é tempo de aprender. De repente, uma questão que foi estudada, um dia antes da prova, pode ser cobrada na prova”, garante.
“É preciso calma na hora de interpretar as questões. A resposta pode ser vista com mais facilidade se a questão for interpretada corretamente”, diz. “Sempre é bom ler e revisar, mas não fazer isso exaustivamente, para não chegar cansado e ansioso demais no dia da prova, que será longa e cansativa”, afirma.
“Além disso, ele precisa cuidar do corpo, da mente e do espírito. Do corpo, alimentando-se bem e repousando adequadamente; da mente, procurando manter-se calmo e centrado; e do espírito, mantendo contato com Deus, de acordo com a fé de cada um”.
No dia das provas, é dia de pôr à prova os conhecimentos, os alunos devem apenas se organizar antecipadamente para chegar ao local de realização sem imprevistos. “Quem ainda não conhece seu local de prova, deve se informar o quanto antes. Os alunos não devem deixar para sair de casa pouco tempo antes da prova, o ideal é que cheguem cedo, para não haver imprevistos” alerta. Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília.
Ao local de realização da prova, os alunos devem levar apenas o material necessário para respondê-la. Qualquer anotação será proibida, e o estudante que for flagrado perde o direito de continuar participando.
O próprio Inep, instituto responsável pela realização das provas do Enem, apresenta ótimas dicas para os estudantes no seu site .