Publicada em 20 de Janeiro de 2015 �s 16h50
Garantir o início do ano letivo da Rede Estadual de Ensino é a principal meta da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Para isso, a equipe da instituição vem buscando conhecer a realidade das escolas tanto no que diz respeito à estrutura física, como à área pedagógica.
Um levantamento feito pela Unidade de Gestão da Rede Física (UGRF) da Seduc aponta que cem escolas necessitam de pequenos reparos, que são fundamentais para o início das aulas. São serviços como retelhamento, manutenção de banheiros, serviços hidráulicos e elétricos, pintura, capina e outras pequenas demandas.
De acordo com Dorival Danúsio, diretor da UGRF, a preocupação da Secretaria é garantir a estrutura necessária para que o calendário escolar possa ser iniciado. Segundo ele, a Seduc buscou uma parceria com o 2º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) para ajudar nos serviços a serem executados nas escolas.
“Já está garantido o apoio do Batalhão para atuar nas escolas de Teresina. Na próxima quinta-feira (22), haverá uma reunião entre a Seduc e o 2º BEC para traçar as estratégias e cronograma dos trabalhos e tratar da possibilidade de apoio também nas escolas do interior. Acreditamos que os serviços devem iniciar já na próxima semana”, explicou Dorival.
Segundo a UGRF, a recomendação do secretário interino é que todas essas escolas, 61 em Teresina e 39 no interior, recebam os reparos necessários até o início das aulas. Primeiramente, receberão as ações as escolas da capital e em seguida as do interior do Estado.
“Esses serviços deveriam ter sido feitos pelas próprias escolas, mas elas estão com os repasses atrasados a cerca de seis meses. Por isso, vamos fazer esse plano emergencial para que a comunidade escolar não fique prejudicada”, concluiu o diretor.